OBESIDADE em cães e gatos
TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
endocrinologistaveterinaria.com
sobre a OBESIDADE em cães e gatos
A obesidade em cães e gatos é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. É considerada obesidade quando o animal tem mais de 15% de sobrepeso em relação ao peso ideal para a sua raça. Esse excesso de peso pode prejudicar as funções normais do organismo, diminuir a longevidade e reduzir a qualidade de vida do pet.
Causas da Obesidade
Fatores que Aceleram a Obesidade
Prevenção
Prevenir a obesidade é a melhor abordagem. Aqui estão algumas dicas:
Principais consequências
Tratamento
Dietas Específicas
Dietas com maior teor de fibras aumentam a saciedade.
A característica do alimento desejável nestes casos seja: maior nivel de proteina, baixo em gordura e carboidratos (sendo estes complexos) e rico em fibras.
Medicamentos Nutracêuticos
Podem ser prescritos pelo veterinário para auxiliar na perda de peso e controle da saciedade.
Controle das Comorbidades
Algumas doenças como hipercortisolismo (hiperadrenocortisismo/ Cushing) e hipotireoidismo favorecem o acúmulo de gordura, nestes casos a obesidade pode ser também impacto secundário de algumas doenças, e se não foram tratadas, o sucesso do controle de peso fica comprometido.
Atividade Física
Introduza passeios curtos diários, aumentando gradativamente à medida que o cão se acostume ao exercício e comece a perder peso. Este hábito não só promove a saúde do pet, mas também proporciona momentos de lazer.
Não espere que a doença do seu melhor amigo avance, o tratamento quanto mais precocemente acontecer, maior a chance de alcançar o êxito.
Horários
Segunda a Sexta 15-18h
Sábados 09-13h
Para outros horários consultar disponibilidade